Matérias e Artigos

Utilizaremos esse espaço para divulgar matérias e artigos que contribuam para melhoria da qualidade de vida de nossos leitores. Dicas de alimentação, beneficios dos produtos, assuntos relacionados a área da saúde entre outros. Boa leitura.

5 de abr. de 2008

ALIMENTAÇÃO E HUMOR ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS

Assim como alguns alimentos ajudam a equilibrar o organismo, deixando você mais feliz, a falta de certos nutrientes pode levar a uma sensação de desanimo, tristeza e depressão. Aproveite as refeições para escolher certos alimentos que sejam fontes de nutrientes antidesânimos e inclua-os em sua dieta.
Veja alguns exemplos:
B de Bem estar - Depressão, tristeza e ansiedade podem estar relacionados a uma falha dos neurotransmissores, aquelas substâncias que enviam mensagens as células cerebrais. Para levantar o astral inclua na sua dieta alimentos ricos em vitaminas do complexo B. Fontes: arroz integral, semente de girassol, fígado, salmão, feijão, atum, aspargos.
Cálcio na TPM - Todo mês é mesma coisa, mau humor, dores nas mamas e uma irritabilidade acentuada. Se essa é a história de sua vida, invista no cálcio, um dos mais eficientes reguladores do humor em mulheres que sofrem da Síndrome Pré Menstrual, de quebra ainda reduz câimbras e inchaços. Fontes: leite,queijos, vegetais verde-escuros
Selênio dá auto-estima - Estudos recentes comprovam que uma dieta rica em selênio aumenta a confiança e reduz a ansiedade, e que o baixo consumo pode levar à depressão.Fontes: farinha de aveia, pão integral, castanha do pará, ostra, fígado, salmão, atum, carnes magras, peito de frango.
Zinco para aliviar a raiva - A Irritabilidade, a raiva e depressão tendem a aflorar mais quando há deficiência de zinco no organismo. Fontes: germe de trigo, fígado, siri, ostra, leite desnatado, amêndoa.
Ômega 3 contra a depressão - Consuma mais ômega 3, um ácido graxo que equilibra as quantidades de dopamina e serotonina – substâncias responsáveis pela sensação de felicidade. Fontes: salmão, atum, cavala, nozes.
Carboidratos que acalmam - Fuja das dietas que eliminam os carboidratos do cardápio. Você emagrece, mas o humor piora. Na falta do carboidrato há uma redução da serotonina que gera alterações de humor, depressão, raiva, agitação, dificuldade de concentração e noites mal dormidas. Fontes: cereais (dê preferência os integrais), aveia, pães, massas, batata, banana, maçã.
Proteínas - Quando o stress exige mais do que apenas relaxar, recorra à tirosina, um aminoácido encontrado em alimentos ricos em proteínas e que ajuda o cérebro a produzir substâncias químicas que induzem ao relaxamento e, ao mesmo tempo, elevam o estado de alerta. Quanto maior a pressão, mais o cérebro consome tirosina. Por isso, é preciso repor o que foi perdido.Fontes: atum, carnes magras, peito de frango, queijo, lentilha, tofu (queijo de soja), ovos.

Nenhum comentário: