As leveduras (pertencentes ao grupo dos fungos – cogumelos microscópicos) são microorganismos vivos que existem no solo, ar, plantas, frutos e alimentos. A espécie mais comum é a Saccharomyces cerevisae, que é utilizada na indústria da panificação e cervejeira.Basicamente as leveduras têm a capacidade de produzir álcool (principalmente o etanol presente nas bebidas fermentadas – cervejas) e dióxido de carbono (é o gás que permite que a massa do pão cresça) a partir de açúcares. Históricos relatam que o uso da levedura se dá a mais de 5000 anos pelos egípcios.A levedura não é um nutriente essencial, porém é utilizada nutricionalmente como suplemento por ser fonte de:
· Vitaminas do complexo B: B1 – tiamina, B2 – riboflavina, B3 – ácido nicotínico, B5 – ácido pantotênico, B6 – piridoxina, biotina, ácido fólico e B12. As vitaminas do complexo B são essenciais para a manutenção do tônus muscular no trato intestinal, saúde da pele, do cabelo e dos olhos. É vital no metabolismo das gorduras e proteínas. Junto com os sais minerais (zinco, magnésio e outros) contribui para a disposição física e redução do estresse mental.
· Proteínas: são essenciais para formação dos músculos, enzimas, células como anticorpos e leucócitos e hormônios. Ajudam no processo de cicatrização dos tecidos. Destacam-se por não possuir colesterol e gordura.
· Fibras: contribui para a desintoxicação do organismo através da melhora do fluxo intestinal.
Matérias e Artigos
Utilizaremos esse espaço para divulgar matérias e artigos que contribuam para melhoria da qualidade de vida de nossos leitores. Dicas de alimentação, beneficios dos produtos, assuntos relacionados a área da saúde entre outros. Boa leitura.
5 de abr. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário