Matérias e Artigos

Utilizaremos esse espaço para divulgar matérias e artigos que contribuam para melhoria da qualidade de vida de nossos leitores. Dicas de alimentação, beneficios dos produtos, assuntos relacionados a área da saúde entre outros. Boa leitura.

1 de jun. de 2008

DOENÇAS DE INVERNO

Apesar de morarmos num país de clima tipicamente tropical, a população brasileira enfrenta um período do ano em que as temperaturas ficam baixas, o ar seco, as árvores perdem suas folhas e as doenças respiratórias aparecem, é chegado o inverno!
É nesta estação, que gripes, resfriados, bronquites, asmas e outros processos inflamatórios e infecciosos do trato respiratório tendem a se desenvolver. Lugares fechados e sem ventilação contribuem para a transmissão e propagação destas doenças.
Conheça melhor algumas das doenças que acometem o sistema respiratório nesta época do ano.
Asma

É uma inflamação do pulmão e das vias aéreas, de fundo alérgico, caracterizada por chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. É conhecida por ser uma doença comum em crianças, mas pode surgir em adultos a partir de infecções por vírus e bactérias.

Amidalite
É uma inflamação das amídalas, glândulas situadas no fundo de nossa garganta, que servem como filtro, evitando a passagem de infecções da boca e dos seios da face para o resto do corpo. Pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre, mau hálito e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço.

Bronquite
É uma inflamação dos brônquios, que impede a chegada do ar aos pulmões. A forma aguda é causada por vírus e bactérias. A crônica é recorrente e não necessariamente fruto de infecção. Seus principais sintomas são: tosse seca com chiado seguida por tosse com eliminação de catarro, dor no peito, fadiga, mal estar e febre. Pode estar ligada a alergias e é agravada com o fumo ou o contato com fumantes.

Gripe
É uma infecção causada pelos vírus influenza, que são mutantes. Doença altamente contagiosa, e ocorre pelo ar. Pode causar entupimento das vias aéreas, inflamação na garganta, dor muscular, dor de cabeça, febre alta, calafrios, fraqueza, tosse seca, espirros e coriza.

Pneumonia
É uma infecção aguda dos pulmões, causada por bactérias, vírus ou fungos. Os alvéolos pulmonares ficam cheios de pus, além de muco e líquidos, o que impede a respiração correta. Normalmente, ocorre quando há falha nas defesas do organismo e pode surgir após uma gripe ou uma bronquite forte. Os sintomas são: tosse com catarro, dor no tórax, calafrios, suor, palidez e febre alta.

Resfriado
Muito confundido com a gripe, é uma infecção mais leve e causada por vírus. Acomete o nariz e a garganta. Seus sintomas são espirros, tosse, dor de garganta, dor muscular, secreção nasal intensa, dor de cabeça e febre baixa. Rinite É a mais comum das doenças alérgicas, causada pela inflamação, ou pela simples irritação, da mucosa do nariz. Os principais sintomas são espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz.

Sinusite
É a inflamação da mucosa que reveste os chamados “seios da face”, cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais e bacterianas. Os principais sintomas são dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido e dor nos olhos.

E já que não podemos fugir do inverno, confira algumas medidas de como se proteger das principais doenças desta estação:
✓Beber bastante líquido (evitar bebidas alcóolicas);✓ Fazer exercícios físicos, principalmente os que aumentam a capacidade respiratória, como nadar, caminhar e correr;
✓ Ingerir alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola;✓ Manter limpas e secas ao sol, roupas de cama, cobertores e edredons;✓ Não fume e evite conviver com fumantes;✓ Lavar as mãos com freqüência;✓ Vacine-se todos os anos, pois evita complicações;✓ A amamentação é indispensável, pois garante a proteção da criança;
✓ Mantenha os ambientes da casa sempre arejados e com incidência de sol;
✓ Ao aparecimento dos sintomas, procure orientação médica especializada. Evite a automedicação.
Fontes: ABC da Saúde, www.globo.com , www.sitemedico.com.br

Nenhum comentário: